06 outubro 2010

||| UMA LISTA PARA O ESTADO REDUZIR AS DESPESAS...

A necessidade de reduzir as despesas da administração pública e todos os seus desperdícios leva-nos a um exercício, ainda que aligeirado, só para ajudar José Sócratres a resolver a coisa. 
Os abusos e desperdícios do Estado são muitos, realmente - são um insulto ao português comum.. - pelo que se aceitasse analisar sugestões de cortes e pô-las em prática, a descida da despesa seria maior, não se gastava tanto e não era preciso aumentar impostos.
Deixo aqui alumas sugestões:

1 - Acabar de imediato com o ensino superior praticamente gratuito. Aumentem as propinas.
2 - Aumentem as taxas moderadoras, proporcionalmente, a quem ganhe mais de dois ordenados mínimos.
3 - Acabem com as fundações e institutos públicos e todas as prebendas, remunerações extras e etcs. que atribuem aos seus administradores e funcionários.
4 - Acabem com metade das empresas públicas e todas as municipais.
5 - Acabem de imediato com toda a publicidade paga, de todo e qualquer organismo público.
6 - Acabem com os carros, cartões e telefones que são distribuídos a administradores e quadros superiores de ministérios, institutos e fundações do Estado.
7 - Acabem com as mordomias dos funcionários públicos e de empresas públicas. Porque é que um ferroviário há-de viajar de borla, com os filhos e os netos? Porque é que um funcionário da TAP tem viagens de borla? E estou a falar, só, de duas das muitas empresas públicas que distribuem mordomias e dão biliões e biliões de euros de prejuízos!
8 - A lista podia ter mais uma centena de itens. E incluir, por exemplo, os milhões e milhões que tem sido desperdiçados com bancos e empresas falidas e intervencionadas.

Sem comentários: