09 fevereiro 2011

||| A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO PAÍS E EM ÓIS DA RIBEIRA


A violência doméstica assume números escandalosos em Portugal e muita outra deve andar escondida. Por vergonha. Os números ontem noticiados na TV são assustadores: pelo menos 43 mulheres foram assassinadas em 2010, pelos companheiros com quem dividiam amores, casa, mesa e cama. Quase uma por semana. Fora os que não se conheceram.
E ter-se-ão feito 250 homicídios de mulheres nos últimos sete anos. E não esqueçamos que também alguns homens foram mortos pelas companheiras.
Bem perto de Óis, na Mamarrosa, no sábado, foi um sogro que, de pistola em punho, assassinou o ex-companheiro da filha e pai da neta.
A estas mortes podem juntar-se os assassínios de crianças e os maus tratos físicos e psicológicos que não dão em morte, ou nem chegam aos noticiários das televisões e dos jornais e teremos uma ideia aproximada da realidade que nos rodeia.
Óis da Ribeira, que eu me lembre, teve dois dramas desta natureza: um casal que desapareceu a tiro de revólver (um cônjuge matando o outro e matando-se depois) e um irmão que, por envenenamento, matou o irmão mais velho. 
As razões destes dramas, que não adivinhamos, vivem-se muitas vezes por anos seguidos, escondidas debaixo das telhas das casas de cada um. Fora das nossas vistas. Mas são reais. Em Óis também, infelizmente!

1 comentário:

Ribeirense no exterior disse...

As terras tem todas os seus dramas e Óis n/foge à regra..