15 novembro 2011

||| ARMAR AO PINGARELHO...


O país é como é, ponto final, parágrafo..., e a gente o que mais vê são uns senhores bem vestidos e com ar sério, que passam a vida a endrominar-nos e recusar-se a sair da teoria e dos bancos da escola para dar uma volta pela rua e perceber que a vida real é diferente, muito diferente mesmo, de um qualquer manual académico, ou de virtual  tese de mestrado, ou de doutoramento.
Não sabem o que é a vida, foram meninos mimados e criados na opulência, ou na média burguesia, e não sabem o que é andar a bater à porta do vizinho, para nos emprestar um raminho de salsa, ou uma mãochinha de sal. 
Há gente que se habituou a ver milhões e, chamada à realidade, só vêem tostões para o peso orçamental que têm de assumir, defender e garantir.
Contas, porém, são contas e, bem feitas, podem desnudar muitas opulentas ambições de fazer coisas, dar nas vistas, armar ao pingarelho.

E o que não falta por aí é gente a armar ao pingarelho!
O exercício de orçamentar, sendo um acto previsional, deve, todavia, ter o mínimo de virtude e de realismo. Não se pode contar, a orçamentar, com o o ovo no dito cujo da galinha.
Quando se chegar a 2013, quem por cá andar para fazer as contas, se calhar vai ter de desorçamentar. E arranjar receitas - que, digo eu, ou muito me engano ou serão muito inferiores àquilo que esperavam os orçamentadores. Seja por defeito de avaliação, seja por incapacidade de criar riqueza - ou receita. Ou mais-valias, ou mais «artigos» para venda. Com lucro.
O que o Contra acha, modestamente, é que não se pode ir para a universidade sem passar pelo secundário. E pelo primário. E o primário, meus amigos, é essencial. Seja na escola, na catequese, na profissão, na política, no Estado ou na vida associativa.

3 comentários:

Anónimo disse...

A conversa é muito importante, mas da minha parte nada mais posso fazer...
depois de tantas noticias más abençoado cão intelectual para nos fazer rir...acredito que seja mais sábio e mais humano que muita gente da nossa terra!...

R A A C disse...

Que tristeza para o nosso querido país!...

Eles levam o dinheiro e nó fazemos mais um esforço.
"se não acontecer nada, a população portuguesa fica pobre,velhinha e trõpega"
Porque esperas povo de Portugal? une-te e dá-lhes o que eles merecem !, mostra que tens sangue LUSITANO

Anónimo disse...

para já não é possivél o povo unir-se,tudo bem os pobres já são muitos mas tambem já perderam as forças,!... ainda há muita gente a viver à custa da crise, enquanto não acabarem as samessugas não acaba a crise...