19 novembro 2011

||| RECIBOS VERDES E RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO...



A ida a Óis deu para, hoje, reparar no garbo da nossa Tuna que marchava e tocava na rua do Cabo e, em almoço de rojões, falar da vida.
Uma familiar, a quem a vida não tem sorrido sempre bem, contou que está a recibos verdes e sem grande fé em melhores dias, pois a empresa onde trabalha atravessa dificuldades.
Isto é que dói.

Disse também que já foi avisada da taxa de IVA que terá de suportar do seu bolso e do IRS que também terá de liquidar, quando for. O marido, com emprego certo mas ordenado baixo, vai dando para aguentar o barco, mas lá nos disseram ambos que se acabaram os almocinhos que às vezes faziam no restaurante e nada da tradicional ida ao cinema e que os miúdos não vão, tão cedo, ter roupas novas e muito menos telemóveis e os outros dos pequenos luxos que foram aburguesando as famílias portuguesas.
O Contra sabe bem o que isso é, pois também faz ginástica para aguentar o orçamento e a conta da ZON já foi extinta. Acabaram as Sport TV´s e a pantomilha de canais com que nos iludem o entusiasmo e ludibriam a carteira.
O que mais custa ver, à familiar, é que tem de fazer x kms. para ir trabalhar a recibos verdes, cumprir horários de trabalho, comer da lancheira embrulhada em toalhas grossas, na mala que pendura mo ombro e toda a gente pensa que são coisas de mulher. São de mulher, mas são de estômago. E nesta vida, 5 dias por semana, passar por gente que come do rendimento mínimo, do rendimento social de inserção (ou lá o que é) e fica por casa de papo para o ar, entre uma ida à pastelaria para o galão e o pastel, ou a sandes de fiambre, e um passeio pelas ruas, a gozar a vida sem fazer nenhum. E disse nomes.
O que é que queres, minha querida?
É Portugal.
E reza para que possas continuar a passar recibos verdes.

4 comentários:

Anónimo disse...

É Portugal !... Não é Óis!...
não dá para acreditar que pessoas que não tem filhos menores,que tem reformas e se pensarmos um pouco chegamos à conclusão que até tem duas, sendo uma de um país estranjeiro, que passam horas no café, bebem e fumam que não pagam renda de casa, que tem carro e outros meios de transporte motorizados e que a nossa instituição ainda lhe dá alimentos do banco alimentar contra a fome!...o pior é que quando houver mesmo necessitados em Óis e crianças a passar fome!...

Anónimo disse...

isto n/ tem regras, dá-se aos que se fazem de pobres para dar nas vistas, fazendo de conta que são eles que dão e que muito bonzinhos, mas as assistentes sociais também tem culpa, por causa dos relatórios que fazem, para se dar de comer à malandragem.

my land disse...

Se as senhoras assintentes sociais não são corretas nos seus relatórios a que denunciar não vamos é pactuar com injustiças

Anónimo disse...

Esses xulos deviam ser castigados, eles e kem lhes alimenta a malandrice, c/ umas arroxadas no lombo.