16 novembro 2011

||| FAÇAMOS CONTAS...


Imaginem que, para vender um produto, se têm  de fazer 704 quilómetros por mês. Cada quilómetro, segundo a tabela da função pública, custa 0,36 cêntimos de euro - 72$50 na moeda antiga. Isto é: 5 100$00 mensais.
Acrescentemos a isto o custo de duas pessoas, as diariamente necessárias para a entrega deste produto. Arredondando contas e com a bondade de dividir esse custo por 30 dias (embora contem, na prática, apenas 22!), diremos que, ambas, custam 40 euros por... dia. 
Voltemos atrás: temos 25 euros de viagens e somamos-lhe 80 de pessoal. Já são 105 euros. Demos de barato os outros custos (seguro, desvalorização da viatura, pneus, oficina...).
Fixemos-nos nos 105 euros. Ou 21 000$00.
A contrapartida para este custo é... 50 euros. Ou 10 000$00. É essa a receita da "venda" do produto.
Facilmente se compreende que este negócio dá prejuízo.
Este é o fornecedor A. O que fornece o serviço e cobra 50 euros, ou dez contos. E perde 55€!!! Ou 11 000$00. Por um único produto.
Vejamos isto de outra forma:
- Um outro fornecedor - o fornecedor B!  -, não tem de fazer os tais 704 quilómetros (necessitando das mesmas duas pessoas) debita 85 euros.
Pensemos claro: O fornecedor B vende o produto por 17 000$00, sem ter de fazer 704 quilómetros por mês.
Sem fazer os 704 quilómetros por mês, cobra mais 35 euros (ou 7 000$00).
Pode ser que haja aqui uma diferença de qualidade do produto.
Tenhamos a bondade de tal admitir.
Mas essa qualidade é controlada pelo mesmo organismo certificador.
Isto é: o Fornecedor B, relativamente ao mesmo produto, sem ter de se deslocar, com menos custos e a mesma qualidade, vende-o por 85 euros (17 000$00). 
O Fornecedor A, cobrando menos 35 euros (7 000$00), tem de fazer mais 704 quilómetros.
Quem é que sabe fazer contas? O A ou B?

5 comentários:

Anónimo disse...

Com a confusão do texto quem não sabe fazer contas é o autor do blogue!...
tentou misturar euros com escudos e deu o que deu... tamanha confusão...desde quando é que 704x0.36=5 100$00.

Anónimo disse...

Alguém anda a fazer mal as cotas e quem paga, quem é?

Anónimo disse...

A mim. k n/b sou burrinha de todo, perece-me k o Contra fez as contas e, embora c/ erros de décimas de cêntimos. N/ sei é ao k se ker referir...

R A A C disse...

Quem sabe fazer contas OS CHINESES a China continua a aplicar o seu
" MODELO PARASITÁRIO DE EXPANSIÓN ECONÓMICA" que consiste:
Importar da China artigos feitos por chinos para a Europa, vender a quase totalidade dos seus produtos nas lojas chinesas com empregados chinos. Aplicar Dumping e mandar esse dinheiro para a china através de bancos chineses aumentando as suas reservas em divisas para comprar matérias estratégicas em qualquer parte do Globo. Nem nos seus melhores momentos MAO TSÉ TUNG sonhou com o poderio que os Europeus e Americanos deram aos Chineses. Políticos ceguetas que Globalizaram o planeta de acordo com os grandes grupos económicos.
A china quer é divida francesa e alemã,incluiem as dividas dos outros paises da europa pq não têm outra forma de adquirir a alemã e francesa sem pegar nas pouco apeteciveis do momento.A china vai fazer com que alemanha e frança o que já faz com os EUA à anos,depois de ter na mão o motor da europa força a sua entrada na economia europeia no sector produtivo sem q ninguém se lhe possa opor ou restringir de forma alguma,em resumo está a comprar um titulo de pais europeu.Fará movimentar os seus bens produzidos na europa como se de um pais europeu se tratasse.Esta politica chinesa de dominar tudo ou vai correr muito bem ou vai correr muito mal.Eu conhecendo o ser humano como conheço aposto na segunda hipotese.

Anónimo disse...

Tudo depende o tipo de mercadoria a que se refere, há mercadoria que mesmo bem embalada não deve andar de mão em mão, mesmo saindo mais cara é melhor ir busca-la directamente, e poupar em outras contas!...