14 setembro 2011

||| AS MULHERES QUE FUMAM!!!...


Houve uma lei de Sócrates que aplaudi de pé e de sorriso largado de orelha a orelha: a lei do tabaco. A proibição de fumar em locais públicos.
O combate ao fumo, para além da lei, já conquistara espaço alargado na comunicação social, procurando e conseguindo consciencializar a população relativamente aos seus malefícios, pois só há malefícios no cigarro.
Foi graças a acções como estas, e também ao que de bem se pregou e ensinou nas escolas e nas famílias, que a actual geração de adolescentes e jovens sabe que fumar não é uma boa ideia.
É, de resto e provavelmente, a primeira geração a crescer sem as propagandas empolgantes do cigarro, que infestavam os comerciais da rádio e da TV e as revistas e jornais, com cenas espectaculares e sempre associadas ao fumo.
Por mim, aplaudo a indicação, nos maços de cigarros, de que o TABACO MATA.
E lembro que a propaganda, no tempo em que se podia fazer publicidade das marcas, normalmente associava virilidade e masculinidade ao cigarro (o cowboy da Marlboro que o diga, lembram-se?), assim como ao charme e à elegância feminina (quem não se lembra da marca Monserrate, o cigarro das mulheres)?
Eram modas.
Modas que também se associavam aos sucessos das divas de Hollywood e que o(a)s jovens tanto gostavam de imitar.
Mas tudo isso era tudo mentira!
Falando de mulheres, que são agora quem mais fuma - muito mais que os homens, se não me engano! - as mulheres não têm mais charme por fumarem.
Não são mais desejadas por fumarem!
Não são melhores namoradas e mulheres por terem o vício!
Não são melhores mães por expelirem bolinhas de fumo!
Não beijam melhor por fumarem esta ou qualquer outra marca de tabaco! 
Correm, isso sim, é mais riscos de contrairem um cancro.
Vem isto a propósito de, um dia destes e debaixo das beiras de um local público, ter reparado num grupo de mulheres a fumar.
A fumar às escondidas, furtando-se do seu local de trabalho, afastando-se dos olhos que as condenariam, comportando-se como fugidas da lei e dando maus exemplos a quem, perto delas, é delas companhia no dia-a-dia.
Confesso que não gostei!
Achei mal!
Estas meninas, do meu ponto de vista, deveriam ser chamadas à realidade do espaço de que se escondem para fumar! E não deveriam dar estes exemplos!

4 comentários:

Anónimo disse...

Ganda Contra!!!

Anónimo disse...

O Contar pode ser + explícito, kem s/ as meninas, onde é k trabalham a fugir da lei, isto em alguma coisa a ver c/ Óis?

Anónimo disse...

Fumar á escondidas! Não é verdade,mesmo prque passou a alguma distancia e conseguio
vê-las,ou não?
Meninas! Também não são, já as vi e são todas senhoras...
Maus exemplos! não concordo, porque BEBER e CRÍTICAR também não são BONS EXEMPLOS... Há que saber respeitar o próximo como ele é,
e não o críticar ou desrespeitar porque não é como nós queremos...

Anónimo disse...

Ai já as viu, então o Contra sempre tem razão e a coisa passa-se em Óis, aliás nem é grande novidade pois eu também já vi, basta olhar e de onde se olha pára muita gente todos os dias.
Se são meninas ou senhoras, n/ as conheço bem mas axo que uma ainda é donzela mas ainda me ão-de explicar se vão lavar a boca antes de continuarem a trabalhar com os seus clientes ou se despejam o bafo do fumo para cima deles...