02 setembro 2011

||| O QUE É QUE VAI SOBRAR?


Os ribeirenses, por muito que isto nos custe dizer, sofrem de atávico conformismo, tão convencional quanto a (alguma) (in)competência que grassa pela chamada elite - aquela que toma decisões, que tem o poder na mão, quer saiba ou não saiba exercê-lo.
Os ribeirenses são gente boa e crédula, que acredita na boa fé do que lhe dizem, que faz santo o pior diabo, que se deixa deslumbrar com os títulos académicos e as afirmações bombásticas, que se deixa enfeitiçar pelas palavras fáceis que os iludem.
Os ribeirenses tem o dom, que é uma virtude, de serem gente de boa fé.
Óis da Ribeira, porém, não tem, por muito que esta realidade magoe, uma personalidade de referência, um conterrâneo influente, um homem (ou uma mulher) que resolva algumas coisas com a facilidade de quem realmente é figura pública. Gente que se distinga da proverbial mediocridade e inveja - sentimento a que, pelos vistos, é especialmente atreita.
Ou tem?
Vagamente, ocorre-me quem, vão lá alguns tempos, aparecia nos areópagos municipais e televisões nacionais a tagarelar sobre tudo e todos, mas não em nome de Óis. Antes de interesses partidários.
Agora, que se levanta(ra)m as questões do pólo educativo e da extinção das freguesias, também não ouvi ninguém a levantar a voz contra os novos colonialismos. Nem políticos (como seria seu dever), nem dirigentes associativos (como seria de bom tom ribeirinho), nem sequer os jornalistas locais.
Assim sendo, o que sobrará de Óis, dentro de poucos anos?

6 comentários:

Anónimo disse...

Vamos imaginar que os Ribeirenses tinham a coragem e o bom senso de se unir, e cada um contribuir um com o que pudesse para o bem estar da comunidade.Vamos tentar dizer bem em vez de mal,não fazer críticas e comentários quando não se tem a certeza do que se está a dizer. Vamos ajudar e incentivar os que estão a dar o seu melhor nos cargos que estão a ocupar graciosamente. Porque não havemos de usufruir dos serviços da nossa instituição e colaborar com ela em vez de pôr as nossas crianças e idosos noutras instuitições de outras terras vizinhas? Vamos pensar positivo,afinal estamos todos no mesmo barco.

Anónimo disse...

Pergunta bem, o Contra, o que é que vai sobrar; pois ninguém sabe. No entanto, dando como certo que a Junta será extinta, ainda sobram as associações e a igreja.
A paróquia já á muitos anos está anexada à de Travassô, desde que eu me lembro.
A Tuna com 100 e tal anos, tem cada vez menos músicos de Óis e são contratados à Banda de Eixo, enquanto há músicos de Óis a tocar noutras bandas. E até já o presidente é de Espinhel...
A Arcor já é dirigida por gente que praticamente é de fora, o que também já acontecia antes pois o presidente era de Espinhel e a vice-presidente da Mourisca.
Isto é, os ribeirenses estão a demitir-se das suas obrigações e, passe a expressão, a entregar o ouro ao bandido... O teatro também já teve ensaiadores e actores de fora, os treinadores da canoagem são de fora, a maioria dos atletas da canoagem é fora, assim como a maioria das funcionárias.
Realmente o Contra tem lógica na pergunta sobre o que é que vai sobrar dentro de poucos anos...

Anónimo disse...

Não vamos meter tudo no mesmo tacho... há ribeirenses bons e maus, de boa e de má fé, como em todo o lado.
Os bons e de boa fé ainda não pensaram no que está para acontecer; ou não são conhecedores da verdade, os maus e de má fé, já estão a ver a quem se podem juntar para ganhar uns trocos...em tempo de crise... tudo é negócio...

Anónimo disse...

Não vamos criticar as pessoas de fora da terra que dão o seu melhor no desporto, na música,na diversão ou no trabalho... Afinal Óis até tem umas coisitas!O problema é que há certas pessoas na freguesia que nunca estão vem e tem o dom de falar mal. Não vamos deixar acabar tudo só porque alguns ribeirensesnão sabem aproveitar o que ainda resta da freguesia.

Anónimo disse...

E kem são essas k nunca estão bem (vem, o bem?) e tem o dom de falar mal, n/ tou a ver...

Anónimo disse...

E KEM SÃO OS VERDADEIROS RIBEIRENSES, OS QUE OCUPAM CARGOS SEM CATEGORIA PARA ISSO?