26 setembro 2011

||| A EXTINÇÃO DA FREGUESIA DE ÓIS DA RIBEIRA

O Governo sentou-se hoje à mesa, mexeu uns papéis, traçou a perna e decidiu mandar extinguir e juntar municípios e freguesias.
O próprio Passos Coelho admite, porém e como como lhe ouvi dizer mesmo agora na TV, que não é pelas autarquias que o rato vai ao queijo do orçamento. Isto é, estamos de tanga mas não é por causa dos nossos queridos e estimados autarcas. É por outras razões.
Não se entende, por isso, que se apresse tanto a matar a identidade de municípios e freguesias que a têm já desde 1834 - a data da última grande reforma administrativa de Portugal. Então, Óis da Ribeira passou de cavalo para burro: de sede de concelho paa freguesia. Agora, muito provavelmente, até a albarda do burro vai perder.
O presidente da Junta de Freguesia, em declarações de há poucos meses, já admitia a redução do número de freguesias. Releiam o recorte do jornal. Portanto, Óis, como freguesia, vai para o galheiro - pois nem o próprio presidente a defende.
Também não se conhece posição da oposição. nem um bitaite, um bitaitezinho sequer! Isto é, quem os ribeirenses elegeram, pensa como pensa e diz como (não) diz.
Por mim, lamento que a capacidade intrínseca do poder local, seja assim esfolada do pé para a mão. Afinal, é a democracia mais próxima do povo, a quem o povo pode recorrer mais facilmente. O poder mais íntimo. Isto é: Portugal vai ser menos decmocrático e os pequenos partidos vão desaparecer do mapa!
Agora e quanto a nós, o diabo que escolha: Óis da Ribeira de Espinhel, ou Óis da Ribeira de Travassô?
Ver AQUI

5 comentários:

Anónimo disse...

Devo dizer que n/ percebo muito bem a ideia do webmaster do Contra, ao colocar o comentário sobre o dito padrinho na coluna da direita do blogue e depois comentá-lo. Aliás, o Contra teme esse vício velho de comentar os comentários, o que nem sempre.
Conheço o chamado padrinho de há muitos anos, já lhe ouvi muitas das suas conversa sobre Óis e sempre me admirei da sua disponibilidade para servir a nossa terra, mesmo quando lhe mordem nas canelas ou esfaqueiam nas costas, coisa com que ele lida muito bem e até se diverte.
O padrinho, se é que estamos a falar da mesma pessoa, já mostrou quanto vale e toda a gente sabe a sua influências nas coisas boas de Óis, sem lhe ouvirmos alguma vez reclamar qualquer protagonismo, como fazem alguns que por ai se fazem mais que o que velem.
como é transversal às coisas de Óis. Chamar-lhe padrinho, diria eu que é uma ofensa.

Anónimo disse...

Ribeirens até ao fim.Referendo local é urgente. Vamos eleger presidente que pense em Óis como uma potencia

Anónimo disse...

Um presidente que pense em Óis como potência? Ó pá, falem com o presidente da Arcor, que esse potencia tudo... vejam sóa a Arcor...

Anónimo disse...

Estava-mos a falar de presidentes. Não nos falem de maus exemplos

Anónimo disse...

Présideeeentes da Juntaaaaaa..