25 agosto 2008

||| A APANHA DO MOLIÇO NA PATEIRA


Hoje é dia 25 de Agosto e um leitor fez-me recordar que, antigamente, era o dia da abertura da apanha do moliço, na pateira. Fui saber melhor o que era isso, piois já não é do meu tempo e descobir que, tempos passados, as gentes ribeirinhas, no dia 25 de Agosto, iam para as margens da pateira, logo manhã cedo, e esperavam o toque do sino da igreja de Fermentelos para iniciarem a faina da apanha do moliço.
Os homens tripulavam os barcos moliceiros e as mulheres, a pé, onde as águas eram mais baixas, juntavam montes de moliço, na margem, para depois serem carregados para os carros de bois.
O moliço era distribuído pelas propriedades de cultivo, uma vez que era considerado um bom fertilizante. Era uma tarefa árdua pois o moliço era arrancado com grandes ancinhos mas compensado com grandes almoçaradas, normalmente de rojões, logo às 8 horas da manhã, e jantarada especial ao meio-dia. Tudo à sombra das margens da pateira. A tarde era de festa e aos ribeirinhos juntavam-se gentes de todos os lados, uma vez que Agosto era mês de férias.
O dia era trabalhoso, mas muito festivo. Vai para mais 20 anos que o dia passa despercebido. Nem sei se há moliço! Mudam-se os tempos, as tradições e as pessoas... Foi isto que descobri sobre o dia 25 de Agosto, como era!

1 comentário:

Anónimo disse...

É certo que os tempos mudaram.
Aos meus 16 anos participei nessa
famosa "Abridela".Sou natural de Requeixo,fui là par o Sr Antonio alfaiate Dóis.
Tradições sadias de outros tempos.
Parabens Contra Dois,pela página que apresenta e pela lembranças de
outros tempos.
Prarabens Óis da Ribeira.