Do meu ponto de vista e não sou naturalmente especializado, a programação televisiva dos quatro canais em sinal aberto é bastante fraca. A grelha é preenchida por horas e mais horas de telenovelas brasileiras e de produção nacional.
Nada tenho, devo dizer, contra esta forma de entretenimento, até porque algumas das produções revelam uma qualidade inquestionável e, não raras vezes, despertam a sociedade para determinadas problemáticas que estão escondidas ou são tabu. Critico é a sequência ciclópica deste produto. Horas a fio a transmitir mais do mesmo, até os actores (alguns, poucos, de grande qualidade) são os mesmos.
Leio hoje a página de televisão e vejo os 10+: 1.º- A Outra (TVI); 2.º - Feitiço de Amor (TVI); 3.º - Fascínios (TVI); 4.º - Jornal Nacional (TVI); 5.º - Jornal da Noite (SIC); 6.º - Malucos & Filhos (R); 7.º - Sabe Mais do que um Miúdo (RTP1); 8.º - Maré Alta (R) (SIC); 9.º - Morangos com Açúcar (TVI); 10.º - Telejornal (RTP1).
Assim, temos quatro novelas no TOP 10 e três no pódio. Para cúmulo, há dois programas de fraca qualidade (Malucos do Riso e Maré Alta) neste top 10, mesmo sendo repetidos os episódios!!! Nalguns casos com intervalo de dias.
O panorama é estarrecedor, mas ainda há esperança para a caixinha mágica, já que a mesma página de jornal dá conta de que a RTP2 alcançou o melhor resultado em sete anos (6,7% de share). O Canal 2 é, de longe, o canal, em sinal aberto, de melhor qualidade. Neste sentido, dou os parabéns aos responsáveis pelo canal e desejo que continue a aumentar a sua audiência.
Sem comentários:
Enviar um comentário