10 agosto 2008

||| ASSALTO A BANCOS POR ESTRANGEIROS OU... PORTUGUESES

Já toda a gente conhece os pormenores do assalto ao BES, em Lisboa. Foi a primeira vez que os GOE tiveram ordem para "neutralizar". E foram eficazes, conseguindo resgatar sem ferimentos os 6 sequestrados. Por uma vez, uma das componentes da Justiça funcionou. Esperemos que os Tribunais façam também a sua parte com o bandido em recuperação e não o coloquem em liberdade já a seguir.
Fica por falar na prevenção destes casos. Porque acontecem e agora com mais frequeência, com os carjackings, assaltos a gasolineiras e violência sobre os taxistas, assaltos a casa com entrada forçada (homejacking). Moita Flores põe o dedo na ferida e avisa - a entrada incontrolada de emigrantes está a fazer aumentar estes crimes mais violentos.

Não há que ter atitudes xenófobas e passar agora a acusar todos os brasileiros. Há é que filtrar criteriosamente a entrada da emigração, numa altura em que o mercado de emprego não é favorável.
Milhares de emigrantes de Leste, muitos com qualificações que o país precisava, já saíram de Portugal por falta de oportunidades. Mas haverá muitos que não têm a proteção da segurança social e o desespero do desemprego os irá empurrar para o crime.

QUEM ERAM OS ASSALTANTES

Os dois homens eram estrangeiros e estariam a viver há poucos meses em Portugal sem autorização de residência. Wellington Nazaré, tem 23 anos e é de Minas Gerais. Resolveu assaltar, com um amigo, a dependência do BES e acabou gravemente ferido nos cuidados intensivos do Hospital de S. José. O outro assaltante, morto pela polícia, chamava-se Nilson Sousa e morava em frente, refere a notícia do Expresso.
A polícia encontrou em sua casa dez mil euros em dinheiro, perucas e algemas de plástico, iguais às que foram usadas para algemar os reféns durante o assalto. E quabtos outros assaltos terão feito?

RESPONSABILIDADE DO ESTADO
Neste momento, e só falando de brasileiros, Portugal terá cerca de 66 mil emigrantes e mais outros 60 mil clandestinos. O que tem sido feito para combater a emigração clandestina ?
Os dois meliantes trabalhavam ilegalmente na construção civil. Ninguém é responsável por isso? Portugal precisa de emigração para suprir a falta de mão de obra em certos sectores e para contrariar a baixa natalidade. Mas precisa de emigração controlada e selecionada, como fazem alguns dos países mais desenvolvidos.
Veja o [VIDEO]

1 comentário:

João Branco disse...

www.blogesporto.blogspot.com