28 agosto 2008

||| POLICIAMENTO À PORTUGUESA... E ÓIS DA RIBEIRA


Não percebo nada de política e muito menos de polícias, mas sei fazer contas, até, na escola, me gabavam os dotes de matemática. E que resultado tive de umas contas feitas hoje? Que Portugal é dos países da União Europeia com mais agentes de polícia por mil habitantes - exactamente 4,5.
Quem o diz é José Alho, que é dirigente da Associação Sócio-Profissional da GNR.
Vamos aos números:
- GNR: 26 mil militares.
- PSP: 22 mil agentes.
Se a estes números juntarmos os do SEF e da PJ, obteremos, então, o rácio de 4,5 agentes por cada mil habitantes. A Espanha só tem 2,4 agentes por cada mil habitantes.
José Alho comenta esta situação dizendo que as forças de segurança de Espanha são de longe muito mais eficientes, mesmo com um rácio menor e aponta duas razões: Primeira só um terço destas forças anda na rua e depois, acrescentou ele, "enquanto não mudarem leis a criminalidade vai aumentar".
Quanto a leis, tambem não entendo nada e a ouvir ali o ininiro da Administração Interna na RTP!, ainda fico a a perceber menos. Mas, pensando à maneira de Óis, diz-me o bom senso e, julgo eu, toda a gente com uma certa preparação na matéria entende, deram-se alguns em falso. Ora, por isso memesmo, não custaria nada ao Governo e em especial ao Ministro da Justiça actual fazer meia culpa. Caso entenda continuar na sua, vai obrigatoriamente perder a corrida e dentro em breve a solidariedade de alguns dos seus colegas de Governação, o que já é visível. E o povo qyue se lixe, ante os assaltos todos que por aí vai.
Por acaso falei hoje com a minha mãe e ocorreu-me perguntar-lhe se se lembrava da última vez que viu a GNR em Óis! Olhem, não se lembrava e ainda se siu com esta:"Só vem cá para passar multas!».

Sem comentários: