07 agosto 2008

||| O DINHEIRO DO IRS...


Recebi hoje o cheque das Finanças que me devolve o IRS que me cobraram a mais em 2007. É a primeira vez que isso me acontece (receber...) e senti-me mal: o Estado que conta todos os cêntimos se não lhe pagarmos em dia, com multas e etcs., não me deu mais um tostão depois de me andar 12 meses a levar-me dinheiro a mais!
Capital sobre capital e juro sobre juro!!!
Chegando ao site das Finanças, deparamo-nos com uma frase emblemática e mentirosa:"Este serviço foi criado para facilitar o relacionamento dos Utilizadores com a Direcção-Geral dos Impostos (DGCI)."
Pensando bem nisso é a mais absoluta das verdades! Ainda me recordo bem do massacre que era reservar uma tarde para ficar na repartição das finanças à espera da minha vez, em pé, trocando de perna amiúde e entediando-me p'ra lá de muito.
Agora posso fazê-lo na tranquilidade dos deuses, confortavelmente no meu sofá, levantando-me para ir buscar algum papel de que me tenha esquecido ou mesmo verificando quaisquer dados que eu desejar.
Gosto também da possibilidade de emendar na hora os enganos, sem ter que preencher um novo impresso, comprado a mais precisamente para esse fim, e de simular a quantia a receber num futuro que desejo próximo.
Tudo bem, mas o problema é ouro: porque é que o Estado não paga juros do que nos leva a mais durante um ano inteiro?

Sem comentários: