05 maio 2008

||| A AGRICULTURA E A TERRA QUE DÁ DE COMER...




A cada vez mais prevísivel crise no abastecimento de produtivos alimentares,vai, inevitavelmente, provocar o aumento dos preços dos produtos alimentares. O que, imperativamente, vai afectar as famílias mais pobres, cujo rendimento se destina em grande parte à alimentação.
A conversa meio desatenta do ministro da Agricultura dizendo para quem o quer ouvir e nele acreditar que o mercado comunitário é excedentário e vai sobrar para nós, não só peca por falta de rigor, como esquece o impacto do aumento dos preços na situação económica de muitas famílias. Nas Portuguesas. E nas de Óis da Ribeira.
Passar pela lavoura de Óis e ver terras a paúl, que já deram pão e verduras e ver que a juventude, que é o futuro, não trabalha a terra, é preocupante - como aqui já dissemos. E não somos só nós a dizer.
Talvez não seja dispiciendo observar que as famílias que mais investem em Óis são as ligadas à agricultura e pecuária. Porque será? talvez valesse a pena pensar nisso e passar menos tempo nos cafés e fóruns da vida. Um dia, todos dirão que a terra será para quem nela trabalhar. E dela, comer!!!

Sem comentários: