04 maio 2008

||| O PÃO NOSSO DE CADA DIA, NO FUTURO!!...


O passeio dos tractores que hoje deve ter acontecido em Óis fez-me discorrer sobre o panorama agrícola português que, embora atravesse o período que todos conhecem, poderá retirar sérias vantagens do momento específico em que vive.
Julgo eu, na verdade, e logo eu que não entendo nada de agricultura, chegou um dos poucos e raras momentos na história recente - daquela que eu me lembro com esta idade que tenho... - em que as pessoas voltam a encarar o peso estrutural que representa a agricultura no mundo e no nosso país. E na ecomonia doméstica.
É dada, hoje, a importância devida, sob forma de preocupação, ao problema agrícola. E tanto melhor é esta preocupação generalizada, se nos lembrarmos que até Julho - salvo erro - será apresentada a nova lógica da PAC. Interessa, pois, julgo eu, pensar os erros e as consequências. Para já, pedia que os intervenientes e responsáveis devidos, fizessem todo o trabalhinho de casa antes de quaisquer declarações, para que não aconteça o que o minsitro Jaime Silva disse aos portugueses. Que estejam tranquilos, pois garantiu ele que os alimentos não vão faltar, por Portugal produzirá pão e cereais que sobrem.
Não sei se podemos estar tranquilos. Tomaramos nós conseguir responder a metade da procura interna, quanto mais... E só de olhar para os campos de Óis, quantos deles abandonados, dou comigo a pensar onde ia a minha avó buscar o milho para fazer aquela broa tão boa, que tantas vezes me matou a fome!

Sem comentários: