09 maio 2008

||| TER CASA OU NÃO TER CASA, EIS A QUESTÃO!!!...



Moro em casa alugada e hoje não ganhei para o susto, com a leitura das novas leis. Não as entendi(o) muito bem.
Acho, de todo o modo, que é um erro favorecer ao mesmo tempo que se agrava a compra, o que é esquecer que para se arrendar é necessário comprar primeiro. E desta devo estar eu livre, pois julgo que nunca conseguirei comprar casa própria. O que não quer dizer que não tenha opinião sobre as leis que nos governam.
E o que penso é que se ocorrer mais um falhanço na tentativa de estimular o moribundo mercado do arrendamento corre-se o risco de piorar a situação, agravando as condições de aquisição. Pior ainda, a redução neste momento dos incentivos fiscais para quem comprou casa vai lançar mais uns milhares de famílias a não cumprirem com os pagamentos aos bancos.
Desta, quero eu ver-me livre!!!
É evidente que acabando com a compra de habitação o mercado de arrendamento renasce, só que muito provavelmente a situação das famílias agrava-se. Já hoje são muitas as que concluem que fica mais barato pagar a casa ao banco do que pagar a renda ao senhorio, mas estas medidas poderão conseguir o aumento do arrendamento ao mesmo tempo que provoca um aumento das rendas. Isto é, aumentam as rendas e o custo das habitações já que um aumento das primeiras leva a um aumento da compra de casas e, consequentemente, do seu preço.
Quem é que se pode livrar disto? Deus me livre!!!

Sem comentários: