24 maio 2008

||| E SE EU ESTIVESSE NO LUGAR DO OUTRO?!

Hoje, na rua e de sacos de compras na mão, ouvi uma senhora dizer, toda cheia de propriedade: "Eu cá, se estivesse no lugar dela...". Fazia e acontecia!!! E rematou, como quem dá a estocada final: "Podes ter a certeza!...".
Deu-me vontade de lhe mandar uma bordoada no focinho. Esta certeza que as pessoas têm do que fariam se estivessem no lugar das outras... Sabem lá como reagiriam. Pode lá aquela criatura afiançar o que lhe passava pela cabeça se o marido a trocasse pela cabeleireira da esquina, loura platinada, unhas de meio metro, beiços pintados de encarnado vivo?
Pode lá saber o que sentia se lhe morresse um filho.
Se fosse despedida. Se ganhasse o Euromilhões.
Se atropelasse alguém.
Ou se o médico chegasse junto, cabisbaixo, e sussurrasse: "Olhe, lamento nas temos aqui um problema, você tem meia dúzia de meses de vida....".
A todos os que estão cheios de certezas posso apenas dizer: «Eu cá, se estivesse no lugar deles... calava-me...». Ora bem!!!!

Sem comentários: