06 maio 2008

||| ESTADO QUER SE SEJAMOS BUFOS DOS IMPOSTOS!


Estive hoje na loja do cidadão, onde ouvi falar o que já todos ouvimos: que o governo preparou uma lei que faz dos noivos bufos fiscais, sendo obrigados a declarar todas as despesas que fizeram com o casamento, apresentando documentação, declarando quem pagou ou ofereceu, se o pagamento foi em numerário ou por cheque, às prestações ou a pronto. Se na zona houve outros eventos do género, etc., etc. Caso não cumpram, pagarão coimas até 2500 euros.
A máquina fiscal, obviamente, deve fiscalizar e cobrar os impostos devidos, como é de lei, mas não deve passar o ónus desse trabalho para o cidadão - transformando-o em pide dos impostos. Há muitas formas de investigar se os prestadores de serviços pagam ou não os impostos. Façam a investigação pelo lado da despesa. As empresas precisam de se abastecer ou contratar serviços que depois fornecem. É nessa área que os fiscais devem actuar. Olhem para algums riquezas que se ostentam em gente que ganha ordenados mínimos...
O governo, sabe-se lá porquê, continua a fazer uma intrusão inaceitável na vida privada e social das pessoas para desviar as atenções da situação calamitosa do país nos principais sectores - desemprego, ensino, saúde, justiça, investimento, nível de vida, etc., etc..., por aí fora!
Ouvi no Fórum da TSF, há uns tempos, que este é governo mais facista desde o 25 de Abril. Os tiques autoritários de delacção próprios duma ditadura estão realmente visíveis. Maiorias governamentais dão nisto, é o que é! Sejam d esquerda ou de direita!

Sem comentários: