13 maio 2008

||| A VILA MORENA DOS NOSSOS DIAS!!!...


Ouvi o "Grândola Vila Morena" umas 20 ou 30 vezes na minha vida, desde os tempos em que maio-criança, arádio tocva lá em casa de qua do em evz, plasalturas do 25 de Abril. Depois, maos jove,frnacmente deixou de me interessar. Nem nunca percebi bem tanta popularidade.
Agora, por este Abril deste ano, uma das crianças veio da escola com o endereço Youtube da canção e esteve a tocá-la incessantemente para decorar a letra toda até ao dia 25.
Meti conversa com ele e fiquei a saber a (sua) história do 25 de Abril: que uns soldados muito bons fizeram revolução, porque o governo que era mau os obrigava a fazer guerra e prendia as pessoas que diziam o que pensavam. Houve um especialmente bom, que veio de Santarém com os seus homens em cima de tanques e prendeu o governo mau e não teve medo, porque os soldados que também estavam junto do governo eram amigos e não dispararam.
As pessoas ficaram tão contentes que ofereceram cravos aos soldados e puseram-nos dentro das espingardas como se pode ver aqui na fotografia. Toda família teve de cantar a canção, sob a sua direcção, o que fizemos de bom grado, até um vizinho de 15 anos, embora que ache a música parva.
Há tempos, numa reunião de amigos, anos cometi a gaffe de ironizar com a frase "o povo é quem mais ordena". Achei-a - e ainda acho... – de uma ingenuidade tocante. Comentei algo do género "Então diga lá, Sr. Povo: o que é que havemos de fazer?". Gozatram lindamente comigo.
Actualmente, enfim, reconheço que há contextos em que ela faz sentido, como faz agora para as minhas crianças filho. Mais tarde perceberão, certamente, que as coisas são um pouco mais complicadas. É a vida!!!

Sem comentários: